ABEM, XV ENCONTRO REGIONAL SUDESTES DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A prática docente de Cheryl Porter e o ensino de canto nas mídias sociais: uma análise dos recursos pedagógicos
Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves

Última alteração: 2024-11-01

Resumo


Este trabalho se propõe a discutir a aula de canto a partir de uma análise da prática docente de Cheryl Porter, vocal coach nas mídias sociais, com ênfase nos recursos pedagógicos, incluindo, o repertório no processo de aprendizagem. A pesquisa é baseada em vídeos de seu canal no YouTube, onde foram analisados quatro vídeos específicos: “James Charles cantando Listen, de Beyoncé, com a vocal coach”, “Dinâmica e estratégia no canto com a treinadora vocal Cheryl Porter”, “I Have Nothing - com a treinadora vocal” e “Cantor mexicano - When I was your man com treinadora vocal”. Mais do que discutir o repertório em si, o foco está na prática pedagógica compartilhada por Cheryl Porter e em como suas estratégias de ensino utilizam os recursos pedagógicos, dentre eles o repertório, para guiar o desenvolvimento vocal dos alunos. Reflete-se sobre questões como a influência do repertório nas aulas de canto, princípios metodológicos e as estratégias pedagógicas presentes nos vídeos. Conclui-se que, embora os recursos pedagógicos (repertório, gestos, gráficos sonoros) sejam importantes para orientar os alunos em relação às especificidades estilísticas, o diferencial da prática da professora Cheryl Porter está na maneira como ela utiliza as técnicas tradicionais, como respiração e aquecimento vocal, combinadas com um enfoque no canto crossover. Essa abordagem se alinha com as demandas do mercado musical, da cultura de massa e das tecnologias atuais, abrindo novas possibilidades de ensino vocal.

Palavras-chave: aula de canto, repertório, pedagogia vocal.

 


Texto completo: PDF