GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
| Análise comparativa de três métodos de ensino do piano para crianças | |
| Izabela da Cunha Pavan Alvim, Kezia Wisleana dos Santos Pereira |
| A contribuição da disciplina HARTEC na formação do pianista e na construção de repertório | |
| Verônica Santos Adami |
| Da percepção à performance: harmonização da música Minha Canção em aulas de piano para crianças | |
| Luciano Barros Carneiro, Betânia Parizzi |
| Práticas da música popular no ensino de piano para idosos do programa "Meu tempo é hoje: o piano 60+" | |
| Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva, Farlen Rodrigues Santos |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
| Ferramentas virtuais na educação etnico racial: ecos do tempo espiralar e afrofuturismo | |
| Beatriz de Souza Bessa |
| Pakhawaj: a linguagem de sílabas na percussão indiana | |
| Edson Fernando da Silva, Lúcia Campos |
| Diferenças Interpretativas do Choro entre Clarinetistas de Formação Erudita ou Popular da FAMES (ES) | |
| Luciana Fernandes Rosa |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
| O uso de materiais alternativos na educação musical | |
| Lizandra Regina Campisse Romano |
| Coro Experimental Vozes da Cidade: relato da implementação de um coro amador sob a perspectiva da educação | |
| Gabriel Cursino Madeira Casara, Elenis Aparecida Sabino Guimarães |
| Kilza Setti, a indagadeira: performance com crianças com deficiência | |
| Denise Andrade de Freitas Martins |
GTE 5 - Educação Musical e Pedagogia
| Formação de professores em educação musical na Região Sudeste: a pós-graduação como sustentabilidade da profissão | |
| Monique Traverzim, Kallyne Kafuri Alves |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
| Renata Sbrighi: Uma pesquisa (auto) biográfica em educação musical | |
| Daniela Dotto Machado |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
| Ensino coletivo de música na escola básica a partir de uma perspectiva antirracista em educação musical | |
| Reinaldo Santos de Oliveira Souza |
| [Comunicação] Pedagogia das Encruzilhadas e Observação Participante - Interações em prol com a de uma educação musical antirracista | |
| Gabriel Monteiro Jacarandá |
| Isso é macumba, tia! A interseção entre religião, repertório cultural a partir do canto coral na formação de músicos e educadores.” | |
| Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Priscila Moret Pio Maciel Lima |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
| Curso Experimental de Musicalização para Bebês do Grupo PET Artes Música da Unimontes: um relato de experiência | |
| Larissa Souto Nunes, Ludmilla Barbosa Gomes, joão Santos Carvalho, Maria Quadros Pimentel |
| Docência e fazer artístico com e para crianças: diálogo com três professores-artistas | |
| Fabrício Malaquias-Alves |
| Estratégias e elementos de articulação entre a musicalização infantil e o ensino técnico-teórico em escolas especializadas | |
| Maria Fernanda Lasinho, Silvia Cordeiro Nassif |
| Introdução musical de bebês e crianças pequenas no Método Suzuki: princípios e objetivos do Suzuki Early Childohood Education (SECE) | |
| Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia |
| Programa de Rádio Serelepe: a participação de crianças na produção radiofônica | |
| Alexandre Pereira De Paulo, Marta Alves da Silva De Paulo, Angelita Broock, Jussara Fernandino |
| Criação como ferramenta viabilizadora de aprendizagem musical e técnico-vocal em aulas de canto para crianças | |
| Débora Andrade, Maysa Liandra Bianchini |
| Uso de rimas infantis e elementos musicais para facilitar a aquisição de linguagem por crianças surdas | |
| Gerson Branco Abdala |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
| A utilização de palavras como recurso potencializador da compreensão e memorização de melodias | |
| Ketlyn Viana Lopes, Hellem Pimentel |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
| Pedagogia Musical na Era Digital: Planejamento, Implementação e desafios na elaboração de cursos de música online | |
| Joicemara Aparecida do Amaral, Fernanda De Assis Oliveira-Torres, Rosana Borges Kawaguici Fernandes, Zefanias Almeida Mubai, Iris Emanuella Castro Nascimento |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
| Matemática e Música – Uma Sinfonia de Aprendizagem para Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | |
| Marcela Santos Nunes, Adriano de Oliveira Furtado |
| O Programa de Residência Docente da UFJF: refletindo sobre a formação continuada para professores de música | |
| Gabriela Nunes de Almeida, Pedro Augusto Dutra de Oliveira |
| A invisibilidade da rede privada de ensino nas pesquisas da educação musical e da educação básica | |
| Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Marcus Vinicius Medeiros Pereira |
| Percepções docentes em torno do fenômeno da desafinação vocal em coros escolares | |
| Débora Andrade |
| A trajetória da educação musical na rede pública de ensino de Vitória e seus impactos: 18 anos de inserção de professores licenciados em Música na educação básica do município | |
| Larissa Schmaedeke Lange, Samuel Oliveira Costa, Dalila Evangelista Costa |
| Gamificando o ensino de música: Uma proposta desplugada de gamificação para a educação básica. | |
| Laís Adriane Martins Lamarão |
| Métodos Ativos em Música em diálogo com as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências no ensino da música na escola regular | |
| Carla Silva Reis, Bethânia Sigilião Guedes de Andrade Croci |
| Ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro Minds on music – composition for creative and critical thinking, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009) | |
| Bruno Gustavo Damasceno Costa, Lilia Neves Gonçalves |
| Formação dos professores de arte de escolas municipais de quatro cidades do Espírito Santo | |
| Michelly Da Penha Oliva Dos Santos, Murilo Ferreira Velho de Arruda |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
| Musicalização, Musicoterapia e Autismo: um relato de sobre as oficinas de música no Projeto Pintando o Setting (DPSIC/UFSJ) | |
| Layane Yanne Xavier |
| Educação musical na perspectiva inclusiva na Educação Básica: Encontrando caminhos. | |
| Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Cristine Aparecida Laguardia Alvim |
| Transcrição da melodia-cifrada em Braille como ferramenta no ensino da música popular brasileira no piano | |
| Gil Roseiro Peijnenburg, Fabiana Fator Gouvea Bonilha |
| Musicalização na EJA: uma experiência de ensino de música para adultos em processo de alfabetização | |
| Aline Azevedo Costa, Esther Rodrigues Pedra Marques |
| Visão além dos olhos: A percepção de estudantes com deficiência visual sobre as políticas de acessibilidade e inclusão no ensino superior de música | |
| Renan Ezequias Fernandes, Jussara Fernandino |
| O impacto do processo formativo do professor de música na garantia dos direitos dos estudantes surdos | |
| Julia de Oliveira Bolina, Ana Carolina dos Santos Martins, Ana Roseli Paes dos Santos |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
| “Viva o Choro!”: Projeto de Extensão Roda de Choro da UFSCar | |
| Fernando Stanzione Galizia |
| Batuque é um privilégio? Relato de experiência sobre ensino-aprendizagem de samba em nível superior | |
| Victor Neves de Souza |
| A prática das atividades descritas no livro Hear, listen and play (HeLP) em uma disciplina universitária | |
| Fernando Macedo Rodrigues |
| CONDIÇÕES DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: UM SURVEY COM LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | |
| Daniela Dotto Machado, Hellen Marques de Moraes |
| [Comunicação] O Coral de Metais da UFSJ: procedimentos didáticos empregados nos processos de ensaio | |
| Klesley Bueno Brandão |
| “Formação de flautista”: reflexões sobre a música de concerto como referência em cursos de graduação em flauta transversal | |
| Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães |
| Acervos musicais e o ensino superior de música: considerações sobre o projeto de inventariação dos discos da Rádio Inconfidência e sua contribuição para a formação discente | |
| Aline Azevedo Costa, Leonardo da Silva Borges |
| Processos de ensino-aprendizagem musical: contribuições para a formação de professores de música | |
| Gislene Marino |
| [Comunicação] Estado do Conhecimento dos Anais, Congressos e Revistas da ABEM sobre o Ensino superior de música à distância | |
| Iris Emanuella Castro Nascimento, Joicemara Aparecida do Amaral |
| Pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Ensino Coletivo de Música”: resultados e perspectivas | |
| Hellem Pimentel, Mirna Azevedo Costa |
| Ensino de piano em grupo no curso de Licenciatura em Música da Unicamp | |
| Miriã Cassuci Arantes Machado, Adriana do Nascimento Araújo Mendes |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
| Relações de gênero na formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular | |
| Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis |
| Educação Musical e Estudos de Gênero nos Periódicos Acadêmicos Brasileiros (2012-2022): uma revisão integrativa da literatura. | |
| Maria Rubia de Moraes Andreta, Susana Cecilia Igayara-Souza |
| Pesquisa sobre ensino de música e gênero: Avanços e/ou permanências? | |
| Helena Lopes da Silva |
GTE 15 - História da Educação Musical
| Marcas de resistência e redes de sociabilidade no I Simpósio de Educação Musical do CNCO em 1966 | |
| Vanessa Weber de Castro |
| História do canto orfeônico com foco na performance musical: o papel das coletâneas de canções brasileiras | |
| Susana Cecilia Igayara-Souza |
| O perfil dos mestres de bandas civis do Estado de Minas Gerais: uma história da educação musical no Brasil | |
| Idalmo Jonatan Castro Santos, Aglailson Sousa França |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
| A educação musical em um projeto dedicado à saúde mental: marcas da formação docente em música | |
| Felipe Donizetti de Melo Silveira, Cíntia Thais Morato |
| A prática docente de Cheryl Porter e o ensino de canto nas mídias sociais: uma análise dos recursos pedagógicos | |
| Rodrigo Nunes de Oliveira Jesus, Lilia Neves Gonçalves |
| Notas Sombrias: O racismo e a LGBTfobia na educação musical | |
| Rodrigo Oliveira Jesus, Hellen Raianny Barbosa, Jaqueline Soares Marques |
| As teorias do cotidiano como perspectiva para a observação no campo da educação musical: um estudo de caso sobre a montagem de um teatro musical em uma escola de educação básica | |
| Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ABEM