Última alteração: 2023-12-23
Resumo
Este trabalho trata de uma pesquisa em andamento, que está observando a prática músico-pedagógica de egressos do curso de Licenciatura em Música da UDESC. Através de procedimentos metodológicos centrados em encontros de Grupos Focais e entrevistas semi-estruturadas, se pretende conhecer o grau de participação da universidade na formação de egressas/os/es participantes da pesquisa, a partir da presença ou ausência de pensamento crítico que se observa em suas atuações no presente. As temáticas centrais nos diálogos promovidos nos grupos focais são as desigualdades sociais de gênero, interseccionadas com a racialização e a classe, mais centralmente e, suas associações com a estrutura sócio sistêmica do neoliberalismo. Uma ilustração quanto ao gênero ao final é trazida para apontar a categoria que mais tem se evidenciado, até o momento.
Palavras-chave: Pensamento crítico na educação musical; gênero e interseccionalidade; formação de educadoras/es musicais; egressas/os/es da Licenciatura em Música.