ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: criações e desafios do Ensino de Música no Conjunto Penal e no Colégio Paulo VI em Feira de Santana no contexto de ensino remoto
Vanessa Da Silva Batista

Última alteração: 2023-12-21

Resumo


Este texto tem como objetivo relatar a experiência de bolsistas do PIBID da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Subprojeto Artes/ Música, sobre a criação e execução de uma oficina a respeito do samba como movimento artístico-musical na realidade da educação prisional. Sob a orientação da coordenadora e professor supervisor do programa, foi oferecida a oficina para o público externo de maneira remota e ministrada na escola campo do Colégio Paulo VI, na sede e no anexo I CPFS- Conjunto Penal de Feira de Santana (ala feminina e ala masculina – turmas do Ensino Fundamental). A oficina foi inspirada no espetáculo Eu sou o Samba1 e consistiu na apresentação histórica deste gênero no Brasil de uma forma dinâmica, proporcionando a vivência, apreciação do gênero e ligando aspectos da cultura brasileira com o recorte geográfico na Bahia, além do objetivo de apresentar o movimento musical e suas origens representando a importância do Samba, e desta forma, envolvendo os participantes musicalmente e culturalmente. Enfrentando os desafios do ensino remoto, foi observado que as ricas experiências de estar inserida no ensino da educação musical na realidade do sistema prisional, motivaram a pesquisa sobre ferramentas e metodologias de ensino, proporcionando um crescimento pessoal e profissional enquanto docente.


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