ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Uma Análise dos PPCs das Licenciaturas em Música das IES Públicas do Brasil entre 2022 e 2023
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ana Roseli Paes dos Santos

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


O presente trabalho reflete sobre a relação entre a música e a surdez, e de que modo as IES públicas brasileiras oferecem formação aos futuros docentes de música para atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes surdos, de acordo com a legislação. Nosso caminho metodológico se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental como técnica principal, para o exame dos PPCs dos cursos de Licenciatura em Música das instituições públicas brasileiras que atualizaram os documentos em seus sites oficiais entre 2022 e 2023. O objetivo é compreender as diretrizes expressas nos documentos que dialogam com a perspectiva da Educação Musical Especial. Após análise, conclui-se que todos atendem à exigência legal da disciplina de Libras, mas não fazem conexão com a prática do futuro docente. Portanto, há necessidade de uma nova concepção formativa para professores de música, especialmente pela diversidade de pessoas com necessidades específicas nas escolas do país. É premente adequar a formação à realidade das salas de aulas.  As políticas públicas para educação inclusiva têm avançado no Brasil e as licenciaturas e as diretrizes dos PPCs precisam voltar-se para a realidade do contexto escolar, garantindo uma formação docente que atenda o direito de todo cidadão à uma educação de qualidade e equânime a todos os estudantes.

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