Última alteração: 2023-10-24
Resumo
Este texto traz resultados parciais de uma pesquisa em andamento realizada no âmbito da Iniciação Científica, cujo objetivo geral é investigar como a produção científica das subáreas Educação Musical e Etnomusicologia estão presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso das licenciaturas em Música. Foi realizado um estudo de caso, cujos participantes são os cursos de licenciatura em música nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) das regiões Sudeste, Sul e Centro- Oeste. Nesta comunicação, são apresentadas a fundamentação teórica e a análise parcial dos resultados referentes à região Sudeste. Pudemos observar, até o momento, a propagação de um sistema de organização “deste lado da linha”, que é caracterizado com a carga horária maior dos conteúdos hegemônicos e que estão sempre em processo de retroalimentação nos currículos, enquanto outros conteúdos do “outro lado da linha” estão à margem de socialização nas licenciaturas, sendo apresentados de forma superficial, se compararmos à carga horária específica de cada universidade.