ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este relato de experiência pretende apresentar propostas pedagógico-musicais a partir do planejamento de aulas do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Música à luz da BNCC. A experiência foi desenvolvida no componente curricular Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Música da Universidade xxxxxx de xxxxx de xxxxxx. O texto aborda as vivências, perspectivas e possibilidades diante do panorama curricular e administrativo do estágio em música na universidade. A prática foi realizada em contexto escolar, as temáticas trabalhadas no componente curricular serviram de base para a revisão bibliográfica a respeito do ensino de música nas escolas de educação básica. Foi possível verificar que, na educação musical, principalmente na educação básica, as dificuldades enfrentadas na docência se estendem a vários níveis, como: infraestrutura sucateada, situações de constrangimento por conta da acústica, ausência do ensino de música no currículo escolar, dentre outras. Por mais importante e interessante que seja para as escolas possuírem aulas de música no currículo estudantil, essa disciplina ainda não é vista como prioridade na maioria delas. Diante disso, pretende-se discorrer sobre os resultados encontrados em meio às propostas construídas.



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