ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Jogo e educação musical: uma revisão de literatura
Sara Caroline Cesar da Silva Araujo, Italo Fernandes da Silva, Leonardo da Silveira Borne

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Tendo em vista como os jogos têm sido uma ferramenta significativamente importante para o ensino da música, apresentamos neste artigo parte da revisão de literatura do trabalho de Mestrado em música desenvolvido na Universidade Federal de XXX. O texto tem como objetivo debater o conceito de jogo sob múltiplas perspectivas, bem como a sua utilização na educação musical, com o objetivo de contribuir no entendimento de tais conteúdos em sala de aula. O trabalho será dividido em três parte, sendo a primeira destina ao debate do conceito de jogo, a segunda a relação entre jogos e educação musical, e por fim, uma breve análise acerca da temática na literatura contida nas revistas da ABEM, OPUS e MEB, da edição mais antiga para a mais atual. A pesquisa nos rendeu, até o presente momento, um total de cinco trabalhos, todos em edições nos anos de 2009, 2011, 2012, 2013 e 2022 da revista da MEB, demonstrando uma baixa produção sobre a temática nas produções acadêmicas no que tange a educação musical.


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