ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
História da Educação Musical em Montes Claros-MG: um registro dos professores e das professoras de música atuantes nas escolas na primeira metade do século XX
Raiana Maciel do Carmo, Geraldo de Alencar Durães Filho

Última alteração: 2023-10-09

Resumo


A perspectiva histórica na pesquisa em Educação Musical tem revelado diversas abordagens sobre o ensino e aprendizado de música, contemplando aspectos da legislação, da trajetória de professores/as e de instituições de ensino, bem como o desenvolvimento de tendências pedagógico-musicais, dentre outras. Esta comunicação tem como objetivo identificar quais foram os professores e as professoras de música atuantes nas escolas de Montes Claros no final do século XIX e durante a primeira metade do século XX. A metodologia utilizada teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em artigos de revistas científicas e textos de anais de eventos, em teses e dissertação e em livros, a pesquisa documental foi realizada em fotografias, jornais e trabalhos de memorialistas. Além disso, contemplou a realização de entrevistas com abordagem da História Oral. Dentre os resultados observados pudemos constatar que o ensino de música estava presente nas escolas de Montes Claros durante a primeira metade do século XX.  Sendo assim, pudemos identificar quem foram os professores e as professoras atuantes nas disciplinas intituladas de “Música “e “Canto Coral”.

Texto completo: PDF