ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Pedagogia Vocal: Práticas de Corpo e Voz
Igor Canhete Rondon

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


A pesquisa deste artigo aborda o ensino-aprendizagem da voz cantada, que conta com uma vasta variedade de frentes de estudo, exibindo aspectos multidisciplinares – contribuindo com a formação de professores especializados em canto e de ensino regular. A natureza deste estudo surge a partir de uma monografia de conclusão de curso de graduação em Licenciatura - Música, que foi finalizada, no único curso da cidade. O objetivo consiste em compreender as relações entre os diversos conteúdos e contribuir com a integração dos conhecimentos da anatomofisiologia, explorados a partir de referenciais como Theodore Dimon Jr, Silvia Pinho; as diversas metodologias, bem como a de Glorinha Beuttenmüller e Richard Miller; e a propriocepção e o uso de ajustes e movimentos corporais durante o canto, como apresentados por Izabel Padovani e Laura de Souza. Este estudo usou do método de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. Através da compilação dos materiais da pesquisa, os resultados revelam pontos de convergência entre as técnicas e metodologias. As considerações finais são de que para o ensino-aprendizagem efetivo do canto ser possível, as diferentes metodologias e conhecimentos, bem como as técnicas “tradicionais” e práticas mais “modernas” podem ser utilizadas de modo integrado. No entanto, recomenda-se que os métodos sejam baseados em pesquisas científicas, contribuindo também para o bem-estar do cantor e seu desenvolvimento.

Texto completo: PDF