ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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A Sonorização do Mito do Uakti: análise da gravidade semântica em uma aula de criação
Lucas Rodrigues Ribeiro

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


O presente texto traz um relato de experiência no estágio supervisionado, onde se analisa a atividade relacionada ao mito do Uakti (do povo tukano) realizada com alunos de sete anos de idade, do segundo ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação XXX XXX no estado de XXXX XXXXX.  Essa análise utiliza a dimensão Semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação de Karl Maton, do inglês LCT - Legitimation Code Theory, especialmente o conceito de gravidade semântica, por meio da qual é possível estabelecer parâmetros de abstração e concretude no trabalho com o conhecimento musical.  A atividade proposta pelo professor foi a sonorização do mito do Uakti, em que as crianças criaram uma ambientação sonora para diferentes trechos ou cenários da história. A análise revelou que a atividade caracterizou-se, predominantemente, por uma gravidade semântica mais forte, ou seja, pelo contato direto com a música, pelo fazer musical. É importante considerar que, por se tratar de um curto tempo para realização dessa atividade, não é possível realizar muita variação em termos de gravidade semântica, realizando ondas (relacionando momentos de envolvimento direto com música, com outros que pensam esse fazer musical). Observa-se, nesse momento, a decisão do professor por garantir experiências musicais que depois poderão ser sistematizadas, o que se mostra condizente com a faixa etária envolvida. Assim, a construção de conhecimento musical, nessa aula em questão, parte da experiência para, em momento oportuno, envolver conceitos e abstrações.


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