ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Tocando piano do jeito dele: avaliando o desenvolvimento musical de uma criança autista por meio da Escala DEMUCA
Maria Teresa Neves, Betânia Parizzi

Última alteração: 2023-10-28

Resumo


Resumo: Neste trabalho, apresentamos um recorte da pesquisa de doutorado em andamento – “Tocando do jeito delas: o piano como instrumento musicalizador de crianças de 03 a 05 anos com Transtorno do Espectro do Autismo” –  que versa sobre o binômio piano e autismo. Será apresentado um relato de experiência docente envolvendo um aluno autista de 04 anos, participante da pesquisa, abordando algumas atividades trabalhadas, bem como a avaliação do desenvolvimento musical e da interação social dessa criança, realizada por meio da escala DEMUCA. Esta avaliação considerou as fases inicial e final da participação da criança na pesquisa. Os resultados apontaram que a criança obteve ganhos em todas as seis categorias aferidas pela escala. Espera-se que este trabalho instigue discussões relacionadas ao ensino instrumental inclusivo e/ou especial na infância, bem como incentive os professores a utilizarem escalas para aferir o desenvolvimento musical de alunos autistas.


Texto completo: PDF