ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A “Era de Ouro”: um relato de experiência no ensino e aprendizagem da flauta doce e da música do século XVI
Paula Andrade Callegari

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Este texto apresenta um relato de experiência acerca do ensino de flauta doce e da música do século XVI para uma turma de licenciatura do Curso de Música da Universidade XXX, realizada nas disciplinas Prática Instrumental para Educação Musical e Práticas de Conjunto, entre novembro de 2021 e agosto de 2022. O relato descreve experiências relacionadas à prática da música do século XVI para iniciantes em flauta doce, em três situações distintas. Nossos pressupostos teórico-metodológicos situam-se em práticas criativas para o ensino da flauta doce, inspiradas nos princípios de Koellreutter e Gainza, no ensino coletivo de instrumento musical (SWANWICK, 1994; MORAES, 1997), no Modelo (T)EC(L)A de Swanwick (1979) e nos conceitos de significado e experiência musical (GREEN, 1988). Antes do relato de experiência propriamente dito apresentamos uma revisão de literatura acerca da flauta doce no século XVI. A experiência demonstrou uma diversidade de práticas musicais que favoreceu uma formação musical e instrumental abrangente, na qual as aulas coletivas estimularam o convívio social e a colaboração entre os estudantes, propiciando um desenvolvimento técnico-instrumental, expressivo e criativo nos(as) alunos(as).

Texto completo: PDF