Última alteração: 2023-10-26
Resumo
O presente trabalho é um recorte da revisão de literatura sobre a imitação na aprendizagem musical de crianças da primeira infância e apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado em andamento. Teve como objetivo compreender como a imitação está sendo caracterizada nos estudos sobre desenvolvimento musical de crianças da primeira infância nos últimos quinze anos. Para isso, foi realizado o estado da arte (FERREIRA, 2002) que mapeou a temática e discutiu quatro artigos. Como resultado, a imitação foi caracterizada por seus diferentes aspectos, dentre eles, pela imitação vocal. O estado da arte revelou que as pesquisas realizadas nos últimos quinze anos concentram-se em bebês de até quinze meses e que não existem pesquisas brasileiras sobre essa temática. Revelou também a importância de investigações sobre o desenvolvimento do canto e não somente da fala dos bebês e apontou alguns elementos que constituem a aprendizagem musical da primeira infância por meio da imitação vocal: comunicação, jogo, repetição/variação, vínculo afetivo e sincronia temporal e tonal. Estes potencializam a aprendizagem de novos elementos musicais, vocais e tonais. Além disso, a musicalidade comunicativa (MALLOCH; TREVARTHEN, 2018) foi discutida em todos os artigos, apontando relações com a imitação vocal de bebês.