ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura
Bruna Santos Miranda

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que aborda a interação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e educação musical. O objetivo do estudo é investigar o que vem sendo produzido sobre aprendizagem musical no contexto do TDAH e refletir sobre o conhecimento dos professores de música sobre esse transtorno. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica que abrangeu pesquisas realizadas de 2013 a 2023 de artigos disponíveis na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na base de periódicos da CAPES, na base de catálogo de teses e dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Foram selecionados seis artigos para análise. Os resultados indicaram uma escassez de pesquisas específicas sobre a interação entre música e TDAH, destacando a necessidade de mais estudos nessa área. As pesquisas existentes ressaltaram a importância da educação musical adaptada e do suporte adequado para promover o engajamento e o desenvolvimento musical de alunos com TDAH. Foi evidenciada a relevância de abordagens pedagógicas adaptadas, estratégias de ensino flexíveis e colaboração interdisciplinar para proporcionar uma educação musical inclusiva e eficaz para esses alunos. Além disso, a formação adequada dos professores, com conhecimento sobre o TDAH, foi identificada como fundamental para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com TDAH no contexto musical e escolar. A pesquisa ressaltou a importância de futuros estudos para fornecer diretrizes atualizadas e embasadas em evidências científicas, a fim de promover a inclusão e o sucesso dos alunos com TDAH na educação musical.



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