ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Ensino de Música na Alcanorte: Aulas de Canto para uma comunidade abandonada pelas políticas públicas.
Brena Rocha Da Silva, Giann Mendes Ribeiro

Última alteração: 2023-09-20

Resumo


 

Resumo: Este trabalho é o relato da experiência do Estágio I do curso de licenciatura em música na modalidade a distância da XXXX, realizado em uma capela pertencente à igreja católica, situada numa vila industrial que não recebe políticas públicas por pertencer à uma empresa privada, que possui uma escola de ensino infantil e ensino fundamental I por mais de trinta anos, mas que foi fechada como primeira ação da gestão municipal atual. A proposta de intervenção de ensino musical teve o objetivo principal de contribuir com as práticas musicais dos frequentadores da capela dos 7 aos 72 anos de idade. Por não haver instrumentos musicais na capela, as aulas de música contemplaram o canto, à capella, com o acompanhamento de palmas, e com o acompanhamento de um violão, pois em eventos especiais a capela recebe a visita e acompanhamento de instrumentista. O ensino foi estruturado em técnicas vocais, ritmo e o uso do corpo na música com o repertório tradicional da igreja, por meio do aporte teórico de Estienne (2004), Ciavatta (2016), Meurer; Figueiredo (2022), além de Freire (1987) que desenvolveu uma pedagogia de ensino voltada para a classe oprimida.

 


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