Última alteração: 2023-10-26
Resumo
O trabalho aqui apresentado é uma reflexão no campo da educação musical voltada para a infância, articulando duas linhas de atuação com uma experiência empírica de educação musical com crianças. Procura contribuir na busca por uma aproximação entre a proposta de escuta e do estudo da paisagem sonora, proposta por Schafer, a Educação Estético-Ambiental e a Educação Musical. Após uma introdução, contextualizando a temática da paisagem sonora e da Educação Estético-Ambiental no campo da Educação Musical, discorre-se sobre cada uma dessas áreas, aqui denominadas de linhas. Na costura dessas linhas com uma experiência empírica de percepção da paisagem sonora com crianças, aponta-se para: a pertinência da interrelação entre essas áreas, inclusive com as outras linguagens da Arte; a crítica do feio, sonora e visualmente falando, para a produção de um mundo mais belo; a esquizofonia, própria do nosso tempo, que precisa e pode ser confrontada; e a necessidade de uma formação inicial nas licenciaturas, incluindo as temáticas aqui abordadas.
Palavras-chave: Paisagem sonora; Educação Estético-Ambiental; Educação Musical na infância.