ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
ENSINO REMOTO MUSICAL INFANTIL: proximidades com a pesquisa a partir dos trabalhos levantados
Janice Vallo Dias da Silva

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


O presente artigo busca levantar dados relativos ao ensino remoto durante a pandemia, de autores que relataram suas experiências, a fim de compreender os desafios e caminhos que foram escolhidos para a continuidade do ensino musical infantil durante a pandemia ocorrida pela COVID-19, mapeando os desdobramentos vividos pelos autores, totalizando 21 trabalhos analisados no período de 2020 e 2023. Dados parciais que fazem parte de uma pesquisa em andamento da presente autora, cujo objetivo geral é identificar a influência da mediação dos acompanhantes na participação das crianças do ensino maternal nas aulas de música no formato remoto e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem musical.  Espera-se que este levantamento possa averiguar quais trabalhos se aproximam com o objetivo geral, explanar os processos educacionais emergenciais escolhidos, a fim de auxiliar outros profissionais na área da educação, bem como os caminhos que podemos fazer em momentos emergenciais, a partir das lições aprendidas nesse período.

Texto completo: PDF