ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Pesquisas sobre a história da Educação Musical no Amapá: contribuições e possibilidades
Ana Paula Silva da Silva Amaral

Última alteração: 2023-11-16

Resumo


Resumo: Este texto tem como objetivo inventariar pesquisas sobre a história da Educação Musical no Amapá, bem como apresentar contribuições e possiblidades para a construção de estudos nesta temática. O texto tem a forma de dossiê e estrutura-se a partir da produção bibliográfica sobre a história da Educação Musical no Amapá produzida por professores pesquisadores e alunos de iniciação científica da área da Educação Musical/Educação da UEAP. O texto utiliza-se da abordagem História Local, com o uso de levantamento bibliográfico. O texto toma como base o artigo “Educação Musical em Macapá-AP: uma perspectiva histórica (da década de 50 aos dias)”, publicado no livro História da Educação Musical no Brasil, organizado por Oliveira e Cajazeira em 2007. Os textos que integram este inventário foram organizados a partir das tipologias/categorias listadas por Souza (2014) para tratar sobre “As várias histórias da Educação Musical no Brasil”. Os resultados demonstram a História da Educação Musical como um campo de produção de conhecimento a ser explorado no Amapá, apontando para estudo sobre as histórias: das bandas de música, civis e militares; das fanfarras; das orquestras; dos coros e corais institucionais; dos mestres populares; da implementação de cursos superiores em Arte; do ensino de Arte/Música, das políticas de formação de professores e da educação básica; dos editais para contratação de professores de Arte. Espero contribuir com Grupo de Trabalho Especial – História da Educação Musical e com os avanços de publicações sobre as histórias da Educação Musical no Amapá e no Norte.

Palavras-chave: Pesquisa Historiográfica. Educação Musical. Amapá


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