Última alteração: 2023-10-09
Resumo
Este artigo discorre sobre a construção da identidade racial de uma turma de educadoras(es) musicais do Programa de Pós-Graduação em Música da XXXX, realizado a partir da análise de textos autobiográficos de quatro doutorandos(as) e dez mestrandos(as) discentes da disciplina XXXX, além de dois questionários que os provocou a refletir sobre raça/cor a partir de suas histórias de vida e atuação musical. Nesse sentido, o objetivo principal do artigo é compreender como se dá a construção da identidade racial nesse perfil acadêmico a partir das relações percebidas entre as histórias de vida da turma buscando ainda refletir criticamente sobre a presença do racismo e dos privilégios da branquitude nas narrativas apresentadas. Para isso utilizamos como base uma fundamentação teórica pautada nas discussões sobre a identidade racial, branquitude e educação musical. Como resultado, o artigo traz que a música é parte fundamental na relação da maioria dos participantes com a construção da sua própria identidade racial, nos mostrando ainda um panorama de como as questões raciais se apresentam no desenvolvimento desses educadores musicais.