Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Esta comunicação traz o relato de uma experiência realizada nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de educação básica. É apresentada uma proposta de estudo sobre o Carnaval e, mais especificamente, sobre as escolas de samba, inserida em um projeto de ensino alicerçado no diálogo entre Artes Visuais, Música e Teatro, em formato de docência compartilhada, com a atuação de professoras licenciadas em cada uma das áreas. A partir de diferentes atividades são construídos percursos que privilegiam o desenvolvimento de uma conduta curiosa e investigativa em relação à arte e à cultura popular. Enfatiza-se, como método, a experimentação de processos de criação coletiva e, através deles, a exploração de diferentes aspectos da cultura do carnaval: organização da escola de samba, elementos do desfile, função do samba-enredo, atuação dos componentes da escola, estrutura da bateria, bem como de características visuais, sonoras, musicais e performáticas do evento. A construção de currículos a partir de uma perspectiva afrorreferenciada está no eixo central do trabalho.