Última alteração: 2023-10-26
Resumo
Este texto, produzido no âmbito da pesquisa de doutorado, em andamento, intitulada Música “para” e “com” as crianças: confluência das artes e Educação Infantil, relata, de maneira reflexiva, experiências vividas pelo doutorando durante um Estágio Docência realizado na disciplina “TÓPICOS EM MÚSICA E PEDAGOGIA – Música Infantil e Produção Cultural”, na Universidade XXXX. O texto aborda trocas significativas ocorridas entre a pesquisa de doutorado e a disciplina acompanhada, nos três momentos que esta abrangeu: 1) discussão teórica acerca da música e das infâncias; 2) encontros com artistas e educadores que se dedicam ao público infantil; 3) criação coletiva de uma canção infantil. Alguns referenciais teóricos presentes no relato foram utilizados pelo doutorando na disciplina e dizem respeito: à arte e à criatividade (SCHAFER, 2011; ACASO e MEGÍAS, 2017); à educação musical na perspectiva da “confluência das artes” (SCHAFER, 2002; 2011), à docência artística (ACASO e MEGIAS, 2017; CAPRA e LOPONTE, 2016), e à Sociologia da Infância (SARMENTO, 2002, 2005, 2009, 2013; ALMEIDA, 2009). Destaca-se, ao final da experiência, a importância da oportunidade de compartilhar elementos da investigação em andamento, e da possibilidade de aprofundá-los, ou, até mesmo, revê-los, por meio da troca de saberes e vivências com os participantes da disciplina, a qual se propôs a refletir sobre a produção musical infantil, e sobre algumas questões éticas e estéticas em torno dessas criações.