ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Habilidades socioemocionais em estudantes de flauta doce: um relato prospectivo
Cristal Angélica Velloso, Guilherme Alves Delmolin de Oliveira, Patricia Michelini Aguilar

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


Neste relato apresentamos uma pesquisa em andamento desenvolvida por um grupo de trabalho composto por pesquisadores vinculados a diferentes universidades e instituições. A pesquisa tem como objetivo avaliar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos do ensino fundamental cujos professores aplicam uma determinada metodologia de ensino de flauta doce em suas aulas, e de que forma os valores implicados na metodologia estão associados às competências musicais e socioemocionais investigadas. Trata-se de um estudo transversal descritivo que será desenvolvido em escolas de ensino fundamental através da coleta de dados, por meio de questionários (autorrelato e heterorrelato), com amostra não-probabilística de conveniência, composta por professores, estudantes com idade entre 8 e 12 anos e seus pais e/ou responsáveis. A pesquisa tem como um de seus referenciais norteadores o Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ) abordagem que procura entender e promover o crescimento saudável e aprimoramento das habilidades dos jovens. Concluímos apresentando o status atual da investigação e os próximos passos para a realização da pesquisa.

Texto completo: PDF