ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Educação Musical na formação do pedagogo na UNIP em Santarém-PA
Lua Felipe Maria Magalhães Silva de Andrade, Tainá Maria Magalhães Façanha

Última alteração: 2023-10-13

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a música está inserida no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista no município de Santarém-PA a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), com enfoque às ementas de disciplinas que propõem a utilização da música como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para desenvolvimento da pesquisa, foi realizada coleta de dados no polo presencial da instituição, análise documental e entrevistas semiestruturadas com uma professora, uma discente e uma egressa do referido curso. Ao final desta pesquisa foi compreender que a música está presente de maneira esporádica na formação do pedagogo da UNIP e que, a partir desses resultados, podemos concluir que há a necessidade de formação continuada para possibilitar o cumprimento de legislação que respaldam a música nas escolas brasileiras.


Texto completo: PDF