Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Este trabalho tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa concluída que teve como objetivo compreender e analisar como os alunos que atuam em um coral escolar aprendem música a partir do concerto didático e assim elucidar aspectos pedagógico-musicais que permearam a prática coral e a aprendizagem dos alunos que participaram do coral da escola como atividade musical. Desse modo, foi através da realização de atividades musicais pertinentes ao canto coral, associado ao concerto didático, que a pesquisa, desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, analisou, mediante observações, entrevistas, registros audiovisuais e anotações, como ocorreu à aprendizagem musical dos alunos durante a prática coral, aliado ao concerto didático. Como referencial teórico, a pesquisa foi aportada pelo conceito de aprendizagem cooperativa dos irmãos Johnson e Holubec (1999). Assim, apoiado nos autores propostos e por meio de um estudo de caso qualitativo, a pesquisa apontou como resultado que a aprendizagem musical ocorre a partir do próprio fazer musical no coral, e que a aprendizagem está intrinsecamente ligada a uma atuação direta, a partir de um processo de construção conjunta, ligado a um único objetivo: aprender e ensinar, por meio do concerto didático.
Palavras-chave: Aprendizagem de música; Prática coral; Aprendizagem cooperativa; Escola de educação básica; Concerto didático.