Última alteração: 2023-10-24
Resumo
Depois de um longo período de exclusão, finalmente as pessoas com deficiência ganharam o direito, mesmo que ainda apenas formal, de gozar de espaços da sociedade antes negados. As mudanças na escola pública acompanham esse processo através de políticas públicas como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, tem como objetivo apresentar uma análise parcial da situação da Educação Musical nas escolas da rede municipal pública de Salvador e como ela tem lidado com a Lei de Inclusão. Para tanto, é estabelecido um diálogo com as pesquisas de Poliana de Almeida (2007), que em sua dissertação buscou mapear a situação da Educação Musical nas escolas da rede municipal pública de Salvador, a partir da visão dos próprios professores de música do município, e de Cristiane Vasconcelos et al. (2022), que buscaram identificar os desafios enfrentados por gestores escolares no processo de inclusão de pessoas com deficiência por meio de entrevistas narrativas. Além da discussão bibliográfica, é feito um cotejamento de fontes diversas, junto a dados oficiais do município. Pode-se observar que, apesar dos esforços para estabelecer a inclusão quanto à acessibilidade física das escolas, ainda não há avanços significativos quanto à acessibilidade para a educação musical.
Palavras-chave: Educação musical; Educação básica; Inclusão escolar.