Última alteração: 2023-10-28
Resumo
Este relato de experiência apresenta a aplicação de uma estratégia frequentemente utilizada por professores de piano para ilustrar o comportamento fraseológico de um trecho ou obra musical, bem como para otimizar o processo de memorização de repertório. Durante o primeiro semestre letivo de 2023, uma discente do curso de XXXX em Música da XXXXXXX aprendeu, dentre outras, a peça intitulada “Assim ninava mãman”, de Heitor-Villa Lobos (Petizada nº 2). Após observar dificuldades de execução do fraseado melódico com igualdade, em legato, cantabile e com problemas de memorização, o docente de piano optou pela elaboração de uma poesia hipotética para a peça, partindo da proposição descritiva do título. O resultado foi imediato em aula e, conforme relato posterior da aluna, muito útil no seu processo de assimilação da obra, que consistiu em analisar, tocar, ouvir e sintetizar o conteúdo poético proposto pelo compositor. Tal recurso pedagógico criativo encontra ressonância com publicações de Bolton (2012), Williamon (2012), Wang (2013), Cienniwa (2014), Cantan (2017). Crappel (2019), Hartmann (2019), Ponce (2019), XXXXX (2020), XXXX (2021) e Silva (2021). Espera-se que o trabalho estimule pianistas e professores de piano a utilizar e difundir essa prática em seu estudo pessoal e na orientação dos seus estudantes.