Última alteração: 2023-10-28
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir e exemplificar situações de ensino e aprendizagem num componente curricular de piano em grupo no ensino superior na perspectiva da Autorregulação da Aprendizagem (ARA). A ARA pode ser definida como um processo proativo que estudantes usam para adquirir habilidades acadêmicas, como estabelecer objetivos específicos para si mesmo, adotar estratégias eficazes, gerenciar com eficiência o uso do tempo, autoavaliar os métodos, enquanto se automonitoram e autorrefletem sobre o seu progresso. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação na qual apresentaremos duas situações didático-reflexivas vivenciadas por participantes, durante uma atividade de prática pedagógica. Constatamos que a aplicação do modelo cíclico das fases e subprocessos de Barry Zimmerman possibilitou a reflexão sistemática dos processos cíclicos de planejamento, execução e avaliação no contexto do ensino coletivo de instrumento musical. Concluímos que a autorregulação da aprendizagem se mostrou eficaz no contexto desse ambiente social ao proporcionar a interação entre colegas e professores, a elaboração de estratégias de aprendizagem e ensino eficazes a prática didático-reflexiva em sala de aula, dentre outros aspectos.