ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Como a Educação Musical em Roraima está se (re)configurando após a imigração de professores/as venezuelanos/as? Uma revisão bibliográfica
Yalexis Yale Rondón Cassiani, Rafael Branquinho Abdala Norberto

Última alteração: 2023-10-10

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral apresentar o levantamento bibliográfico inicial de um projeto de monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação), comprometido em compreender de que forma o ensino de música está se (re)configurando no estado de Roraima, tendo em vista o grande fluxo migratório de professores/as provenientes da Venezuela. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual temos a pretensão de estender futuramente a uma pesquisa de campo. A metodologia empregada para esta revisão de literatura está baseada nas abordagens de Marconi; Lakatos (2017) sobre pesquisa bibliográfica e o pensamento de Goldenberg (2004) sobre pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. No cerne dos dados coletados está a temática da imigração venezuelana e/ou crise migratória venezuelana, principalmente, como se dão esses desdobramentos na capital Boa Vista, local de centralidade nas discussões encontradas na referida pesquisa. Por fim, os resultados obtidos apontaram para a necessidade de haver mais estudos educativo-musicais que conversem com a realidade social, tanto migratória como cultural, que o estado de Roraima apresenta, lacuna esta que pretendemos preencher, ao menos em partes, através da continuação desta pesquisa.

Palavras-chave: Educação Musical em Roraima; Migração venezuelana no Brasil; Professores/as de música venezuelanos em Roraima.


Texto completo: PDF