Última alteração: 2023-08-28
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar os processos educativos e o vínculo materno-infantil de crianças com deficiência em meio à realização de práticas musicais e artísticas desenvolvidas junto à comunidade participante do projeto de extensão intitulado Música na APAE, em uma cidade do interior de Minas Gerais. O processo de construção da pesquisa consta de dois momentos: metodologia de intervenção (levantamento e desenvolvimento) e metodologia da pesquisa e tem como referência os princípios pedagógicos do educador brasileiro Paulo Freire, com base na dialogicidade. O referencial teórico se sustenta principalmente nos conceitos de práticas sociais e processos educativos, interculturalidade, práticas musicais e artísticas, educação para crianças com deficiência e vínculo materno-infantil. De natureza qualitativa e inspiração fenomenológica, os instrumentos de coleta de dados são os diários de campo, fotos, filmagens, desenhos, textos escritos e entrevistas, com posterior análise ideográfica e nomotética. Esperamos que a realização desse trabalho, em andamento, orientado pela garantia do exercício de direitos, possibilite reflexões sobre os processos educativos e o vínculo materno-infantil decorrentes da realização de práticas musicais e artísticas no contexto da educação de crianças com deficiência, contribuindo com a formação das pessoas envolvidas (professores e estudantes da universidade, da escola de música e da APAE e mães de crianças com deficiência), além de fortalecer atividades de interação e parceria entre instituições de ensino de diferentes níveis e especialidades.