ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM MAKER MUSICAL: futucando intersecções entre o fazer/aprender/compartilhar musical e as tecnologias digitais interativas
Daniel Schnitman

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


O estudo permeou as intersecções da música, tecnologia e educação. O desvelar desses cruzamentos ocorreu através de relatos de vivências: trajetórias pessoais marcadas pelo entrelaçamento da música com distintos campos de conhecimento que nos permitem vislumbrar fazeres musicais e formas de aprender relacionados a práticas de compartilhamento inerentes ao fenômeno da cultura digital. Por conta de uma presença discursiva, tanto na tecnologia, quanto na educação, esta pesquisa buscou entender o surgimento do contexto Maker e como um fazer musical poderia se dar neste ambiente. Para precisar a análise, focar em tecnologias interativas digitais sob uma perspectiva educacional construcionista, enquanto referencial teórico, apontavam na direção de um potencial promissor para um tipo de aprendizado musical. Uma investigação qualitativa baseada em pesquisa biográfica via entrevistas semi estruturadas foi o caminho escolhido para realizar uma espécie de visualização interseccional de um fazer/aprender/compartilhar musical com as tecnologias digitais interativas. Alguns dos resultados indicam uma necessidade de angariar um conjunto específico de recursos humanos para este tipo de iniciativa e que já há sugestões iniciais de vivências musicais que podem ocorrer nessa perspectiva. No âmbito das implicações dessa pesquisa, educadores musicais são convocados a se expandir, ocupar e pautar novos ambientes de disputas tecnológicas para evitar que algum desperdício de potencial ocorra. Uma síntese é apresentada enquanto proposta de uma Aprendizagem Maker Musical: fomentar a agência do aprendiz nos seus “fazeres” musicais digitais interativos. Por fim, a criticidade quanto a “soluções” tecnológicas que transparecem ao longo da dissertação é retomada nas considerações finais.


Texto completo: PDF