Última alteração: 2023-10-28
Resumo
Manter os alunos de piano motivados é sempre um desafio para os professores. Com a diversidade de atividades extracurriculares, deveres de casa e estímulos variados disputando a atenção, o tempo e o interesse dos alunos, fica cada vez mais difícil estimular o estudo em casa. Além disso, poucos são os alunos intrinsecamente motivados a praticar e que conseguem manter uma rotina regular de estudos. Sendo assim, muitos professores recorrem ao uso de estímulos externos, como o uso de recompensas, para envolver os alunos no processo de aprendizado e incentivar a prática em casa. Neste trabalho, apresento meu relato de experiência como uma professora de piano em busca de atividades que supram as necessidades psicológicas de competência, relacionamento e autonomia dos alunos, conforme estudadas na Teoria da Autodeterminação, de modo que os alunos se sintam mais entusiasmados com o processo de aprendizagem e a prática do instrumento e internalizem a importância do estudo regular. São apresentadas quatro atividades divididas conforme a necessidade que buscam atingir e são descritos os efeitos que cada uma teve em motivar os alunos.