ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Escolas de educação básica como espaço de formação de licenciandos em música
Alinne Martins de Souza, Marisleusa de Souza Egg, Camila Fernandes Figueiredo, Gislene Natera, Teresa da Assunção Novo Mateiro

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Entendendo o estágio curricular supervisionado como um espaço privilegiado de inserção dos licenciandos no ambiente da profissão docente, e a educação básica em sua diversidade e complexidade, este simpósio busca compreender aspectos que envolvem a relação entre teoria e prática, universidade e escola. O simpósio é composto por três texto cujo campo de estágio é a educação básica.  O primeiro relata a experiência de análise de aula de música gravadas em vídeo, realizada durante o estágio docente em uma turma de estágio supervisionado. O segundo texto trata da pesquisa em andamento envolvendo estagiários e sua percepção sobre a educação musical inclusiva, onde são apresentados aspectos teóricos e metodológicos a partir do modelo social de deficiência, dentro do paradigma da educação inclusiva. O terceiro texto versa sobre o trabalho cooperativo entre professor supervisor - educação básica - e professor orientador -universidade-, na formação profissional dos estagiários em música, abordando diferentes aspectos que envolvem a escola e o estágio. Os resultados indicam que a atuação do professor carece de um processo sistemático para interpretação da prática docente, relacionando-a aos diversos conhecimentos do professor. O estágio na educação musical escolar em contexto inclusivo é um espaço importante para vivenciar experiências positivas e respeitosas na aula de música, o que contribui para e efetivação do paradigma inclusivo. A escola possui múltiplos elementos e demandas, atrelada a essa soma-se a formação de novos profissionais de maneira a demonstrar que, mesmo em sua diversidade e adversidade, há muita beleza na escola.


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