Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Entendendo o estágio curricular supervisionado como um espaço privilegiado de inserção dos licenciandos no ambiente da profissão docente, e a educação básica em sua diversidade e complexidade, este simpósio busca compreender aspectos que envolvem a relação entre teoria e prática, universidade e escola. O simpósio é composto por três texto cujo campo de estágio é a educação básica. O primeiro relata a experiência de análise de aula de música gravadas em vídeo, realizada durante o estágio docente em uma turma de estágio supervisionado. O segundo texto trata da pesquisa em andamento envolvendo estagiários e sua percepção sobre a educação musical inclusiva, onde são apresentados aspectos teóricos e metodológicos a partir do modelo social de deficiência, dentro do paradigma da educação inclusiva. O terceiro texto versa sobre o trabalho cooperativo entre professor supervisor - educação básica - e professor orientador -universidade-, na formação profissional dos estagiários em música, abordando diferentes aspectos que envolvem a escola e o estágio. Os resultados indicam que a atuação do professor carece de um processo sistemático para interpretação da prática docente, relacionando-a aos diversos conhecimentos do professor. O estágio na educação musical escolar em contexto inclusivo é um espaço importante para vivenciar experiências positivas e respeitosas na aula de música, o que contribui para e efetivação do paradigma inclusivo. A escola possui múltiplos elementos e demandas, atrelada a essa soma-se a formação de novos profissionais de maneira a demonstrar que, mesmo em sua diversidade e adversidade, há muita beleza na escola.