Última alteração: 2023-08-28
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi investigar como crianças com deficiência interagem com crianças sem deficiência em meio à realização de práticas artísticas e musicais desenvolvidas em uma cidade do interior de Minas Gerais. O processo de construção da pesquisa constou de dois momentos: metodologia de intervenção (levantamento e desenvolvimento) e metodologia de pesquisa, tendo como referência os princípios pedagógicos do educador brasileiro Paulo Freire (2005). De natureza qualitativa e inspiração fenomenológica, os instrumentos de coleta de dados foram os diários de campo, fotos, filmagens e desenhos, com posterior análise ideográfica e nomotética. Como resultados, podemos dizer que práticas artísticas e musicais promovem a interação de crianças com e sem deficiência, mas de forma gradual e a partir de muito esforço, possibilitam a aquisição de novos aprendizados (musical e teatral) e são potentes na auto expressão, cada um à sua maneira. Esperamos que esse artigo possibilite reflexões sobre a realização de práticas artísticas e musicais no contexto das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e das escolas de educação básica.