ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Aula de música na educação infantil: narrativas de professoras
Ana Ester Correia Madeira

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Esta comunicação tem como objetivo apresentar as narrativas de três professoras de música sobre suas aulas com a Educação Infantil. Faz parte de uma pesquisa em andamento cujo foco é compreender como se constroem os processos formativos de três professoras e três professores de música que trabalham na Educação Infantil, por meio de suas narrativas de experiências vividas. Discuto, dentro do escopo da pesquisa (auto)biográfica, o entrelaçamento entre a teoria narrativa e a compreensão cênica, base para a construção dos podcasts biográficos, meio para registrar as narrativas. Além disso, também escrevo sobre os aspectos da formação acadêmico-profissional do professor de música para a Educação Infantil, ressaltando a necessidade da aula de música nesta etapa da Educação Básica. Apresento o passo a passo metodológico, apontando as vantagens dessa proposta, como o aproveitamento do potencial tecnológico e a ponte entre formação acadêmico-profissional, escola e comunidade; e as desvantagens, ou seja, limitações de uma entrevista online com relação às expressões que se perdem no processo de análise. Com este estudo investigativo pretendo apontar para a importância de tornar conhecido o trabalho do professor de música principalmente no estágio supervisionado, visando um processo formativo mais abrangente para os licenciandos. Ao destacar formas de ensino de música na Educação Infantil, reforço sua necessidade para essa faixa etária, de forma a incentivar a abertura de mais possibilidades para atuação docente nessa etapa da educação básica, principalmente na escola pública.

Texto completo: PDF