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A articulação das categorias trabalho assalariado, iluminismo e romantismo no estudo da institucionalização da educação musical no Brasil Império
Última alteração: 2023-10-09
Resumo
este trabalho visa apresentar a articulação categorial obtida pelo estudo do processo de institucionalização da educação musical no Brasil Império. A partir de uma pesquisa de natureza historiográfica e filosófica, realizada por meio de procedimentos de análise bibliográfica e documental, discutiremos a centralidade das categorias trabalho assalariado, iluminismo e romantismo para a compreensão do referido processo de institucionalização, abordando suas manifestações em três unidades de análise. Partindo do entendimento segundo o qual a institucionalização da educação decorre do desenvolvimento das relações de produção capitalistas, observaremos a correlação deste quadro socioeconômico com as transformações das formas de ensino-aprendizagem da música em nosso país, abordando, também, as especificidades brasileiras. Esperamos que estas discussões possam construir um olhar historicizador ao fenômeno da prática educativa da música, reconfigurando, consequentemente, o olhar para nossa própria prática pedagógica, destacadamente aquela de caráter escolar.
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