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Ações músico-pedagógicas exclusivas para pessoas do gênero feminino: um estudo a partir da Sociologia da Educação Musical
Última alteração: 2023-10-29
Resumo
Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado (AUTORIA, 2023), que teve como objetivo compreender ações músico-pedagógicas, feitas por, para e entre mulheres, em [CIDADE], no período de 2019-2020. Foi realizado um estudo qualitativo (MELUCCI, 2005), tendo a entrevista (LIMERICK; BURGESS-LIMERICK; GRACE, 1996, OAKLEY, 1981; 2015) como principal ferramenta de construção de dados, que foram analisados a partir da Teoria da Ação de Schütz (1932, 1979, 2018). A análise apontou como os motivos pessoais das colaboradoras para se envolverem nas ações não irão se relacionar, necessariamente e diretamente, com os objetivos dos projetos nos quais as ações se baseiam. As análises também indicaram que as práticas músico-pedagógicas desenvolvidas nestas ações são compreendidas como meios para um fim: o de fortalecer meninas e mulheres para que elas consigam expressar-se e colocar-se na realidade social com cada vez mais segurança e confiança. Dentro dessa perspectiva, desenvolveu-se uma abordagem alternativa para a prática musical, uma na qual a falta de domínio técnico não possa ser usada como justificativa para exclusão das práticas musicais e na qual os aspectos coletivos e intersubjetivos são essenciais. Na soma das características expressas dessas vivências, as colaboradoras sentiram-se impactadas pela participação nas ações, tanto em aspectos musicais, quanto para além deles. A pesquisa, que não se esgota em si mesma, contribui com a área da Educação Musical ao dedicar-se ao estudo de práticas músico-pedagógicas inclusivas, alternativas e diversas e com o crescimento da Sociologia da Educação Musical, ao propor o diálogo com a Sociologia de Schütz.
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