Última alteração: 2023-10-26
Resumo
Esta comunicação apresenta a pesquisa que objetivou identificar e analisar a presença das competências específicas da Música – expressas na BNCC – nos documentos orientadores da Educação Infantil de secretarias de educação, sendo o lócus a rede municipal de ensino – Educação Infantil – dos municípios do Vale do Caí/RS. Os pressupostos metodológicos tiveram como base a abordagem qualitativa, o método da pesquisa documental, e a coleta de documentos via Internet como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados optou-se pelo uso da análise de conteúdo, a partir de referenciais como conhecimento pedagógico-musical, políticas educacionais e a complexidade dos fenômenos sociais, notadamente o jogo de escalas/espelhos. Como resultados observou-se que os documentos orientadores dos 19 municípios que compõem o Vale do Caí/RS referem a música tanto no que se relaciona ao seu ensino específico quanto às atividades musicais complementares. Além disso, as competências e habilidades registradas nos documentos tendem a reproduzir o que está expresso na BNCC.