ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Shinichi Suzuki: compreendendo uma visão filosófica sobre a musicalização infantil
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, sendo composto por parte do referencial teórico de tal pesquisa. Ele tem por objetivo compreender a visão da Filosofia Suzuki em relação à musicalização infantil. Shinichi Suzuki, criador da Filosofia e Metodologia com seu nome, iniciou suas observações que culminaram nessa perspectiva de ensino no Japão, colocando em prática seus achados após a Segunda Guerra Mundial. Dentro de sua Filosofia, alguns princípios são de extrema importância para sua fundamentação, sendo eles a premissa de que todas as pessoas podem aprender, a inexistência do talento inato, a importância do ambiente, da repetição e a observação para o desenvolvimento de habilidades musicais e de formação global do ser. Compreendendo tais premissas, este artigo buscou entender como elas se relacionam com a musicalização infantil, tentando perceber o que Suzuki reflete sobre o ensino de crianças desde a mais tenra idade. Identificou-se que, para o autor, quanto mais cedo aconteça a introdução musical para as crianças, assim como é feito com sua língua materna, o desenvolvimento de habilidades pode ser realizado de forma gradual e com consistência, entendendo que os principais princípios de sua Filosofia corroboram para tal pensamento.


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