Última alteração: 2023-11-25
Resumo
O estágio obrigatório, principalmente desenvolvido nos cursos de Licenciatura e programas como o PIBID são atividades que aproximam o estudante da prática didática. De acordo com relatos informais de alunos da Escola de Música da Universidade XXXXXXXXXXXX materiais e procedimentos discutidos durante o curso para o efetivo ensino musical, geralmente precisam ser adaptados à realidade musical das escolas. Como uma alternativa, os Licenciandos podem fundamentar as atividades a serem desenvolvidas baseadas nas músicas que os alunos gostam e se identificam. Esta pesquisa[1] visa dar sequência à pesquisa anterior no exercício das práticas informais de aprendizado musical e na produção de materiais didáticos a partir das músicas escolhidas pelos alunos. O projeto foi aproveitar a disciplina optativa: “Práticas informais no ensino musical”, ofertada no formato presencial, no segundo semestre de 2022 na Escola de Música da Universidade XXXXXXXXXXX. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, a turma de alunos foi dividida em grupos para a prática do repertório escolhido. Após esta prática musical, os alunos elaboraram atividades com materiais advindos das músicas escolhidas e posteriormente sistematizaram todo o procedimento. Podemos destacar que este processo trouxe um ganho positivo para os alunos, pois eles praticaram uma música escolhida pelo colega e tiveram a oportunidade de criar atividades para o ensino musical a partir de um material sonoro completo, ou seja, uma música pronta.
[1] Esta pesquisa foi contemplada com um auxílio financeiro através do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ/UEMG, edital 01/2021.