Última alteração: 2023-10-05
Resumo
A partilha de experiências de ensino e aprendizagem em contextos pode regenera a criatividade pedagógica da Educação Musical em Moçambique e no mundo fora. Este texto pesquisa as dicas de transmissão e absorção da música de mbira em Moçambique, buscando caminhos para contracolonizar o ser e o saber a partir de métodos de ensino e aprendizagem musical das práticas orais africanas. A pesquisa foi alicerçada por uma etnografia realizada em Maputo (Sul de Moçambique) no primeiro semestre de 2022, em interação com mestre Meneto Calmo Tefula. Esta etnografia foi materializada em diálogo com os procedimentos de pesquisa artística, observação participante, notas de campo, registro de fotografia e pesquisa bibliográfica. As lentes teóricas incluem a Etnomusicologia, Musicologia Africana e Educação Musical. A pesquisa propõe, como resultado, as seguintes dicas de aprendizagem musical: i) contato íntimo entre o performer e o instrumento, ii) exposição da música completa e fragmentada via notação oral; iii) observação do arranhado e do cantado para adquirir o jeito de performance, iv) desenvolvimento da automação necessária dos dedos e das mãos para navegar no teclado da mbira, v) Utilização do material audiovisual como ferramenta de auxílio da memória, vi) Aplicação de sinais gestuais e sonoros como fios condutores da performance; vii) reconhecimento da estrutura informada pela tradição, e viii) Desenvolvimento de confiança na execução da sua parte.