Tamanho da fonte:
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical
Última alteração: 2021-10-12
Resumo
Com a pandemia da COVID-19 o Programa de Educação Tutorial - PET Música, da Universidade Federal do XXX (XXX), realizou diversas ações online com intuito de se adaptar ao isolamento social e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso aos conhecimentos musicais. Uma dessas ações é o projeto Quiz PET Música, o qual utilizou a gamificação para realizar quizzes e assim promover e reforçar a aprendizagem de diversos conhecimentos musicais. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender a utilização da gamificação como uma estratégia pedagógica de estímulo à aprendizagem musical durante a pandemia, e assim, utilizando como ferramenta a aplicação de quizzes. A plataforma utilizada foi o Instagram devido ao alcance, a facilidade na criação de conteúdo educativo e na produção de dados analíticos. Os resultados mostraram a amplitude no alcance virtual obtido pelo projeto, a dinamização da aprendizagem musical, o estímulo à autonomia e motivação dos estudantes e a ampliação do engajamento, já promovido pelas redes sociais. Além disso, os quizzes tornaram o processo educativo mais motivador, instigando a curiosidade, o desafio e as metas, reforçando ainda os conteúdos estudados pelos discentesda graduação.
Texto completo:
PDF