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Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças
Última alteração: 2021-10-22
Resumo
Nesta pesquisa, investigamos as manifestações das crianças em diferentes tempos e espaços da rotina escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Curitiba-PR. Nosso objetivo é discutir o lugar da música no cotidiano da escola, a partir de “vinhetas musicais” (ROMANELLI, 2009a): diferentes modos de expressão musical das crianças, seja individual ou coletivamente, ou com os adultos. Partimos de estudos anteriores ([nomes dos autores ocultos], 2020; [nomes dos autores ocultos], 2020; [nomes dos autores ocultos], 2020) para resgatar elementos teóricos sobre o olhar do investigador e o olhar do professor que atua com a infância; além disso, trazemos uma segunda fonte de dados: entrevistas com professoras atuantes no ensino de Arte. Chegamos então à discussão de dados que coletamos após o retorno à rotina presencial na escola no tempo da pandemia, destacando a fala das crianças a partir da condução de rodas de conversa. A partir do cruzamento das três fontes de dados, apresentamos pontos de tensionamento: a inserção da música na rotina escolar determinada pelos adultos; a presença da música na vida das crianças no contraturno escolar; a aula de Arte como momento ideal de expressividade e liberdade de criação; o claro entendimento das crianças do tipo de música que “cabe” na escola. Ao final, apontamos questionamentos para reflexões sobre o tema.
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