ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A aprendizagem musical de uma criança com TDAH em tempos de isolamento social
Giovana Neves

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O tema desta pesquisa trata da aprendizagem musical de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, juntamente com a opinião e experiência de seu responsável. A problemática que norteia esta investigação consiste em relatar e refletir sobre a experiência musical da criança com TDAH no contexto de isolamento social. A fundamentação teórica apoia-se a respeito de estudos sobre educação musical inclusiva, TDAH, ensino remoto. Partindo do exposto, foi definido o seguinte objetivo geral: investigar aspectos da aprendizagem musical de uma criança com TDAH no contexto do ensino remoto, ouvindo a criança e sua responsável. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com entrevista semiestruturada, visando a reflexão e compreensão de aspectos da aprendizagem musical do estudante. Os resultados alcançados através da pesquisa constataram que a educação musical no modelo remoto demonstrou ser uma experiência significativa na vida da criança entrevistada. Espera-se que os resultados desta investigação contribuam com toda comunidade- escolar, familiar e social- acerca da educação musical e TDAH.


Texto completo: PDF