ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensinando práticas vocais nas redes digitais e profissionalização de licenciandos: considerações sobre um projeto de pesquisa
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Este trabalho apresenta um projeto de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo principal a compreensão do processo de profissionalização de licenciandos em música considerando suas ações de ensino e atividades de práticas vocais propostas nas redes digitais. Como objetivos específicos, busca-se identificar as práticas vocais oferecidas nas redes digitais por licenciandos em música; analisar os modos de uso das redes digitais pelos licenciandos visando à profissionalização; e refletir sobre os conhecimentos e estratégias adotados pelos licenciandos para a profissionalização. O conceito de profissionalização abordado dialoga com a Sociologia das Profissões e Sociologia da Vida Cotidiana, sendo trabalhado sob o âmbito da sociologia da educação musical. A partir da abordagem qualitativa, será realizado um estudo utilizando o questionário on-line para abranger estudantes matriculados em Licenciaturas em Música de diferentes universidades do XXXXXXXXXXXXXXXXXX que atuem com o ensino de diversas práticas vocais. Este trabalho visa colaborar com as discussões sobre os cursos de Licenciatura em Música, especialmente no contexto atual em que muitos alunos em formação acadêmica precisam repensar seus espaços de atuação profissional.


Texto completo: PDF