ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação musical e políticas públicas: construção de política pública para uma rede municipal de ensino
Marcos Cardoso Purin

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O artigo apresenta aspectos da dissertação em andamento, que tem como objetivo investigar o ensino de música em escolas da rede pública de ensino. O lócus deste estudo teve como referência a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de XXX/XX. A metodologia pressupõe a utilização da abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; OLIVEIRA, 1997; LAVILLE; DIONE, 1999), através do método da pesquisa documental (GIL, 2002, 2008; CELLARD, 2008), tendo como base documentos da rede municipal investigada. A técnica para a coleta dos dados será obtida através de coleta de documentos (LÜDKE; MENGA, 2013). A análise dos dados será feita com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Este estudo tem como referencial teórico conceitos de Kraemer (2000), Bastian (2000), Swanwick (2003), Veiga (1998, 2007), Monfredini (2002), Gandin (2006), Wolffenbüttel (2009), Revel (1998) e Brandão (2008). No âmbito das políticas públicas educacionais, são utilizados conceitos de Mainardes (2006), Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994).

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