ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O PODCAST COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA
Allan Santos

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


O podcast como fruto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vem contribuindo como uma alternativa para complementar conteúdos educacionais. Entretanto, ainda existem lacunas a serem preenchidas no que diz respeito ao uso desta ferramenta no contexto da educação musical para estudantes de licenciatura em música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na produção de conteúdos para uma disciplina de educação musical brasileira através de um podcast. O material sonoro foi editado em formato de entrevista e distribuído em plataformas de streamings (Spotify e Youtube). As limitações de recursos tecnológicos e o distanciamento social imposto pela pandemia da SARS-COV-2, não foram impeditivos na concepção do podcast, revelando a potencialidade desta ferramenta na produção de conteúdos educacionais. O podcast, como fruto destes avanços tecnológicos, demonstrou ser uma alternativa imediata na produção de conteúdos educacionais, principalmente em situações que exigiram o distanciamento social e sob limitações de recursos.

Texto completo: PDF