ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Neste relato de experiência, apresentamos problematizações e proposições para a formação superior em música no país, tendo como base as leituras, discussões e reflexões que empreendemos ao longo da disciplina Metodologia do Ensino Superior no curso de Mestrado em Música da UFRN durante a realização de uma atividade proposta. Na referida disciplina, dois grupos elaboraram projetos pedagógicos de cursos de graduação em música. As reflexões deste trabalho partem do estudo que fizemos para elaborar o projeto pedagógico de um curso de graduação com possibilidade de dupla titulação (bacharelado e licenciatura). Nossas reflexões apontam para a necessidade de constante atualização dos currículos de música, ressaltando o papel do corpo docente, ciente das demandas e particularidades da contemporaneidade nesse processo.

Texto completo: PDF