Última alteração: 2021-10-10
Resumo
Este texto é recorte de um projeto de pesquisa em andamento em um Programa de Pós-Graduação em Música. O objetivo consiste em compreender com as narrativas de si, como o canto coral infantil contribui na formação musical de crianças de um coro infantil em um contexto de uma escola de música pública. A abordagem teórica-metodológica da pesquisa (auto)biográfica construirá caminhos para responder indagações que orientam, na pesquisa-formação-ação, como professores de música, especificamente, de canto coral infantil podem agregar as narrativas de formação neste processo. Situo como locus da pesquisa a Escola Municipal de Música Adilson Menezes localizada na cidade de Valparaíso de Goiás. Dentro da perspectiva musicobiográfica será possível trazer a música como um suporte semiótico narrativo que pode ser entendido no campo da educação musical, como um fator estruturante das visões de mundo daqueles que tornam suas experiências com música algo constitutivo, no caso em questão as crianças, cujas interpretações passam pelos processos de ensino e aprendizagem, de apropriação e transmissão musical tornando esses processos uma vida-formação com a música, logo um processo de musicobiografização.